Serviço de Psicologia

O serviço de psicologia da junta de freguesia de Valongo do Vouga (J.F.V.V.) encontra-se em funcionamento desde o ano de 2004, surgindo na altura para colmatar a falta de recursos existentes para prestar apoio psicológico às crianças e jovens em idade escolar. Desde essa altura que foi estabelecido um protocolo de cooperação com o Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, que se mantém até aos dias de hoje, tendo como principal objetivo suprir as necessidades de intervenção psicológica sobretudo ao nível das crianças do 1º ciclo.
Com o decorrer do tempo o serviço foi alargado a toda a comunidade, criando-se um gabinete de psicologia aberto a toda a população de Valongo do Vouga, que para além da articulação com o agrupamento de escolas, frequententemente estabelece também parcerias com outras instituições locais.
O acompanhamento psicológico tem como principais objetivos contribuir para melhorar o ajustamento social, familiar, escolar, …; reduzir o mal-estar e sofrimento emocional das pessoas; contribuir para a promoção do desenvolvimento integral das crianças e jovens e ajudar a alterar estilos de vioda ou comportamentos que possam ser disfuncionais para as pessoas.

Quais as áreas de intervenção do Serviço de Psicologia?
Essencialmente o serviço de psicologia visa atuar aos seguintes níveis:
- Avaliação e intervenção psicológica com crianças e jovens em idade escolar e também em adultos, nomeadamente em problemáticas como as perturbações emocionais (ansiedade, depressão, …), os problemas de comportamento (agressividade, ajustamento escolar e social, …), as dificuldades de aprendizagem, entre outras.
- Intervenção comunitária (sinalização e acompanhamento ou encaminhamento para serviços especializados de situações problemáticas que possam surgir na comunidade);
- Intervenção em situações de crise ou catástrofe (acidentes, suicídios, apoio a vítimas e familiares, …);

Onde funcionam as sessões de Psicologia?
Tendo por objetivo dar resposta à comunidade residente na freguesia e em estreita colaboração com o Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, a Psicóloga desloca-se diariamente à Escola do 1º ciclo de Arrancada do Vouga, onde presta maioritariamente o seu apoio.

Para a restante comunidade, as sessões funcionam no gabinete de psicologia, na sede da J.F.V.V.

Como posso marcar uma consulta de avaliação e/ou pedir mais informação sobre o serviço?
Todas as dúvidas, pedidos de informação acrescida, ou pedidos de consultas de avaliação poderão ser efetuados na secretaria da J.F.V.V., através dos contactos telefónicos: 234 644 573 e 938 117 046 ou através do email: liliana.santos@jf-valongodovouga.pt.

Funciona de 2ª a 6ªfeira, das 17 às 19 horas
Coordenado pela Licenciada em Psicologia clínica, Liliana de Fátima Fernandes dos Santos (Técnica Superior de Psicologia da Junta de Freguesia Valongo do Vouga).
Serviço aberto à comunidade e à família, tendo como objectivo geral prestar serviços de aconselhamento e acompanhamento psicológico a pessoas residentes na zona geográfica da Freguesia de Valongo do Vouga.
No restante horário, a Psicóloga presta apoio ás crianças das Escolas Primárias da Freguesia no âmbito do protocolo estabelecido entre a Junta de Freguesia e o Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga. Objectivos específicos do Serviço:
Acompanhamento educativo, promoção do desenvolvimento integral e construção da identidade pessoal, de crianças e jovens em idade escolar.
Orientação e aconselhamento psicológico a adultos e crianças.
Apoio a situações de crise.
Psicoterapia nas vertentes individual, conjugal e familiar.
Como pedir uma consulta e/ou obter informação
Na secretaria da J.F.V.V. ou no Gabinete de Apoio ao Cidadão (dias úteis, das 9:00 às 12:00 e 15:00 às 19:00 horas). Telf: 234 644573 Fax: 234 640404 E-mail: geral@jf-valongodovouga.com